Veículo oficial é denunciado no programa ‘Você Fiscal’, lançado pela Prefeitura, por cometer infração de trânsito

0
545
Foto: Silvan Alves/Divulgação
Em apenas um dia, após o lançamento do “Você Fiscal”, pela Prefeitura de Muriaé, uma série de flagrantes de infração de trânsito foram enviadas através do aplicativo WhatsApp nesta quinta-feira (9/5). O objetivo, segundo o Poder Executivo, é reduzir transtornos para pessoas que sofrem com abusos cometidos por motoristas.
Mas um caso que chamou a atenção, e viralizou nas redes sociais, foi o registro de um veículo oficial da Prefeitura de Muriaé cometendo infração de trânsito por estar estacionado na calçada.
A Prefeitura de Muriaé emitiu uma nota sobre o assunto e disse que “o veículo fotografado foi autuado pela Polícia Militar por estar estacionado sobre a calçada, conforme comprovado pela cópia da notificação.”

Ainda segundo a nota, “o motorista foi identificado e assinou o termo de confissão, comprometendo-se a pagar a multa. Este é o mesmo procedimento que acontece com todos os servidores que recebem multas ao conduzir veículos oficiais: após a identificação, abre-se Processo Administrativo Disciplinar para que o condutor se responsabilize pelo ocorrido.”
A Prefeitura de Muriaé disse ainda que “sempre orienta seus motoristas a obedecerem as leis de trânsito. No entanto, fica a ressalva de que condutas individuais nem sempre representam os ideais da administração municipal e, quando situações consideradas inadequadas ocorrem, sempre tomamos as providências necessárias para que os casos não se repitam.
Por fim, agradecemos a todos que estão enviando denúncias e pedimos para que continuem fazendo uso daquela ferramenta.” Conclui a nota da Prefeitura.
Segundo o DEMUTTRAN, Carro Oficial tem a prerrogativa de parar em qualquer lugar. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos prestadores de serviço públicos e de fiscalização de trânsito, possuem livre parada e circulação quando em atendimento de ocorrência e fiscalização. “Exatamente o caso das fotos”, lembrou ainda que a ferramenta não deve ser usada pelo simples fato de “Nós x Eles” e para que “Um erro possa justificar o outro”.
Sobre o “Você Fiscal”, o  procedimento é gratuito e funciona via aplicativo WhatsApp. Para fazer uma denúncia, basta enviar mensagem para o número (32) 3696-3338, contendo foto que mostre, de forma clara e nítida, a placa do veículo e a possível infração de trânsito cometida. Além disso, também é necessário informar data, local e horário do ocorrido, para que as informações possam ser conferidas. As denúncias são totalmente sigilosas – ou seja, os autores não serão revelados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here