Seminário sobre Febre Amarela acontece no UNIFAMINAS e atrai diversos profissionais da saúde da região

0
403

Evento reuniu grande público no Salão Nobre do Unifaminas.

Na tarde dessa quinta-feira (22/03) aconteceu no UNIFAMINAS o “SEMINÁRIO DE FEBRE AMARELA DA REGIÃO DE MURIAÉ”. O evento teve início às 14h, se estendendo até as 17h, contando com a presença de profissionais, alunos, convidados da área de saúde e interligadas, assim como inúmeros órgãos de saúde pública de Muriaé e região, como: SAMU/CISDESTE, Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Prefeitura de Muriaé.
Participaram também da cerimônia o Pró-Reitor Administrativo do UNIFAMINAS, Eduardo Goulart Gomes, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira, a Subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Geane A. de Almeida Andrade e o Diretor da Unidade Regional de Saúde de Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho.
As palestras apresentadas contaram com a participação do Dr. Guilherme Luiz Milanez, de Belo Horizonte, Alessandro Teixeira Moraes, de Belo Horizonte;,Cleidiane Maciel, de Ubá, Sra. Irma da Silva Barbosa Santos, do Hospital São Paulo e Dr. Daniel Licy, de Muriaé.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda que vem tomando proporção nacional, é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão silvestre. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
No evento, foram discutidas as prevenções e protocolos de tratamento para enfrentamento da doença.
Conforme os Informes Epidemiológicos da Febre Amarela emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, desde o início do 2º período de monitoramento da Febre Amarela, (julho de 2017 a março de 2018) foram confirmados 396 casos de doença em Minas Gerais, destes casos, 137 evoluíram para óbito e outros 650 casos continuam em investigação. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
O UNIFAMINAS reforça a importância de debates como este para a capacitação de profissionais e estudantes na área da saúde e agradece aos aproximados 300 presentes, a oportunidade de compartilhar conhecimento e reflexão sobre o assunto, que está chamando atenção nos últimos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here