Programa Educacional de Resistência às drogas (PROERD) da PM recomeça atividades de forma online

Nos dias 04 e 05 de março os instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas – participaram do seminário estadual PROERD, os militares foram capacitados a ministrar aulas através de plataformas virtuais online e ao vivo.

Devido a situação de pandemia mundial, as aulas presenciais foram suspensas e a Polícia Militar de Minas Gerais inovou com a criação do PROERD online e ao vivo. Neste 1° semestre de 2021 aulas online e ao vivo estão sendo ministradas em 7 escolas, para 17 turmas e um total de 450 alunos.

As escolas atendidas pelo programa PROERD:

EM. Sebastião Laviola
EM. Gilberto José Tánus Braz
EM. Dr Antônio Canedo
EM. Odaléia de Oliveira M. de Azevedo
EM. Maria Hastenreiter Dornelas
EM. Cléria Ticon Carneiro
Colégio Equipe

Sobre o PROERD

O PROERD é um programa que ensina aos alunos habilidades para tomada de boas decisões, decisões essas que irão ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

O QUE É O PROERD?

É o programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente presente em mais de 58 países do mundo.

COMO FUNCIONA O PROERD?

O PROERD É DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM ESCOLAR DAS REDES ESTADUAL, MUNICIPAL E PARTICULAR DE ENSINO, CONSISTINDO NA APLICAÇÃO DE 10 LIÇÕES ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE ESTEJAM CURSANDO, RESPECTIVAMENTE, ÀS 4ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ENCONTROS SEMANAIS, AO LONGO DE UM SEMESTRE LETIVO. AS AULAS SÃO MINISTRADAS POR POLICIAIS-MILITARES FARDADOS QUE, ORIENTADOS POR UM LIVRO ESPECIAL, ENSINAM ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO REFORÇAR A AUTO-ESTIMA, LIDAR COM AS TENSÕES, RESISTIR ÀS PRESSÕES DO AMBIENTE, ALÉM DE APRIMORAR O ESPÍRITO DE CIDADANIA. AO FINAL DO PROGRAMA É REALIZADA UMA SOLENIDADE DE FORMATURA COM AS PRESENÇAS DOS PAIS, DOS DIRETORES/PROFESSORES E DE REPRESENTANTES DA COMUNIDADE, OPORTUNIDADE EM QUE OS ALUNOS RECEBEM UM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E SE COMPROMETEM A FICAR LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA.

QUAL A HABILITAÇÃO DO CORPO DOCENTE?

O POLICIAL, PROFESSOR DO PROERD, É, ACIMA DE TUDO, UM VOLUNTÁRIO SELECIONADO A PARTIR DE CRITÉRIOS RIGOROSOS QUE CONSIDERAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, SUA CONDUTA MORAL, ÉTICA E PROFISSIONAL.
ALÉM DISSO, O POLICIAL MILITAR PASSA POR UM TREINAMENTO NO QUAL APRENDE A UTILIZAR AS FERRAMENTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS PARA A APLICAÇÃO DO PROGRAMA E CONTA, AINDA, COM O APOIO DE PROFISSIONAIS LIGADOS À ÁREA DE PREVENÇÃO, COMO MÉDICOS, PSICÓLOGOS, PEDAGOGOS E OUTROS, QUE DÃO SUPORTE TÉCNICO ÀS SUAS ATIVIDADES.

QUE RESULTADOS PODEM SER ALCANÇADOS?

PESQUISAS CIENTÍFICAS FEITAS NO MUNDO TODO, POR ÓRGÃOS DE RENOME, COMPROVARAM A EFICIÊNCIA DO PROERD AO CONSTATAREM AS REDUÇÕES DA VIOLÊNCIA E DO USO INDEVIDO DE DROGAS ENTRE JOVENS. OS VALORES ÉTICOS, MORAIS E SOCIAIS TRABALHADOS DURANTE O CURSO, EM CONJUNTO – FAMÍLIA, ESCOLA E POLLÍCIA MILITAR -, PROPICIAM AOS ALUNOS MELHORES CONDIÇÕES PARA DIZEREM NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA.

COMO AS ESCOLAS PARTICIPAM?

AS ESCOLAS INTERESSADAS, POR INTERMÉDIO DE SEUS DIREITORES, DEVEM CONTACTAR COM O SEGUNDO BATALHÃO E FORMALIZAR A SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA, ATRAVÉS DA ASSINATURA DE UM SIMPLES PROTOCOLO OU CONVÊNIO.
PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here