Primavera chega com chuvas e temperaturas amenas na região

Por conta da chegada de uma frente fria, termômetros não passam dos 29 ºC na região. Confira a previsão para a sua cidade.

Depois de mais de 90 dias sem chuvas significativas, uma frente fria traz as primeiras pancadas da primavera durante a próxima semana na Zona da Mata e no Campo das Vertentes.

Segundo Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, a previsão é de chuvas a qualquer hora do dia entre segunda (21) e quarta-feira (23). A umidade relativa do ar fica entre 40% e 75% na região.

“Depois de mais de 20 dias com predominância da massa de ar quente e seco, a frente fria consegue furar o bloqueio”, conta Reis.

Chuvas na região

Alguns municípios já registraram chuvas entre a noite de domingo (20), quando o sistema frontal chegou à região, e a manhã desta segunda (21).

Barbacena tem o maior índice, registrando 18 mm em cerca de 12 horas, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Juiz de Fora fica um pouco atrás, com 11,4 mm registrado durante o mesmo período, e Muriaé apresentou 10,2 de chuvas.

Temperaturas

As pancadas influenciam nas temperaturas da região, que são amenas durante esse final de inverno. As máximas não chegam a atingir os 30 ºC, ficando entre 25 ºC e 29 ºC.

Já nas mínimas, os termômetros marcam entre 14 ºC e 17 ºC. Barbacena e São João del Rei são as cidades mais frias, registrandando 11 ºC e 12 ºC de mínima, respectivamente.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Juiz de Fora 14 ºC 26 ºC
Viçosa 15 ºC 29 ºC
Muriaé 17 ºC 29 ºC
Leopoldina 14 ºC 27 ºC
Barbacena 11 ºC 26 ºC
São João del Rei 12 ºC 25 ºC

Chegada da primavera

Apesar das chuvas nos primeiros dias da estação, Ruibran dos Reis afirmou que a primavera deverá manter o tempo seco na região.

Segundo ele, a previsão é de “chuvas abaixo da média em quase todas as regiões de Minas”.

Além disso, o tempo deve ser mais quente que o normal. O climatologista conta que a expectativa é de temperaturas entre três a quatro graus acima da média história.

A primavera chega nesta terça-feira (22), às 10h31.

Fonte: portal G1 Zona da Mata

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here