Prefeitura realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com palestras e debates

0
136

“Direito do povo com financiamento público e participação social” foi o tema abordado durante dois dias de evento.

Centenas de pessoas participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”. O evento foi realizado na última quinta e sexta-feira (1º e 2º) no auditório do Senai.
A Conferência é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio do Senai.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos: os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma da Previdência e à reforma trabalhista; a rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; e democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Júlia Ferreira, presidente do Conselho.

“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Muriaé. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou o secretário da pasta, Alex Reis Pedrosa, Leleco.

Ainda de acordo com Alex Pedrosa, mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município tem avançado na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco. “Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, completa o secretário.

Programação incluiu diversas atividades

A Conferência foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira. Neste dia, houve a leitura e aprovação do regimento interno e apresentação cultural da Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha.
No dia seguinte, sexta-feira, pela manhã, o evento contou com palestra da assistente social da Prefeitura de Ipatinga e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Micheline Pires Sampaio. Micheline abordou temas referentes à saúde, assistência social, formação profissional e previdência social. No decorrer do evento aconteceram também apresentações culturais do Centro Pop e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Aeroporto e do Programa Integração AABB Comunidade.

Na parte da tarde foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, estado e União.  Após a reunião dos grupos, as propostas foram apresentadas em plenária para aprovação, e foi realizada também eleição de seis delegados, sendo três representantes governamentais e três da sociedade civil (um representante de trabalhadores, um representante de usuários e um representante de entidade), que representarão o município de Muriaé na Conferência Regional de Assistência Social.
Durante a Conferência também foram expostos os trabalhos realizados pelos usuários da política de assistência social da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here