Prefeitura emite nota e esclarece polêmica envolvendo valores destinados ao ‘Natal Luz’

1
574

Uma foto de uma página de licitação circulou nas redes sociais informando o valor R$ 461.300 disponível para ser gasto.

Nesta quarta-feira, 04/12/19, teve início em Muriaé o “Natal Luz”. A cerimônia de abertura reuniu milhares de pessoas que conferiram o  acendimento das luzes e da “Árvore de Natal” que foi montada na Lagoa da Gávea. No entanto, surgiram  questionamentos que precisam ser esclarecidos.
Na administração pública, existe o que se denomina de verbas específicas. Ou seja, são recursos que não podem ser aplicados em finalidades diferentes daquelas para as quais foram programadas.
É com este tipo de verba que a Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte) trabalha. A Fundarte  tem a missão e a vocação de fomentar a Arte, a Cultura, o Turismo, o Esporte e o Lazer.
Assim, os recursos geridos pela Fundarte não podem, por exemplo, ser aplicados na saúde, na educação ou em obras. Eles precisam necessariamente ser destinados para promover o desenvolvimento artístico-cultural, incentivar as atividades esportivas, gerando emprego e renda, além de impulsionar o turismo.
O Natal Luz 2019 tem essas características, gerando emprego para dezenas de pessoas. A festa vai proporcionar 30 dias de diversas atividades para os Muriaeenses e visitantes. Tudo preparado com muito capricho e amor para que todas as pessoas possam vivenciar a magia típica do “Natal”.
Ao longo das próximas semanas, um número incalculável de visitantes virá de outras cidades para conferir a decoração natalina feita na Lagoa da Gávea, tirar fotos com o Papai Noel e curtir a programação. E essas mesmas pessoas farão aumentar o movimento no comércio, nos restaurantes e nos hotéis de Muriaé, aquecendo a nossa economia.
Como acontece em todos os investimentos, parte dos recursos que foram investidos para o Natal Luz 2019 retornarão para o orçamento do município através da intensa movimentação comercial que a cidade receberá nos próximos dias. A Fundarte reafirma seu compromisso com o fomento de sua vocação nas diversas áreas de atuação. Investir em “Cultura” é compromisso com a qualidade de vida da população.
Compreendemos e fazemos coro que outras áreas precisam continuar tendo investimentos cada vez mais robustos, em especial nas áreas de Saúde e Educação. Mas não podemos deixar de afirmar que investir em Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Turismo contribui positivamente tanto para a “Saúde” quanto para a “Educação” de toda a população.
A Fundarte agradece o apoio de todos os parceiros na concretização do “Natal Luz”. Desejamos um Feliz Natal Luz para todos.

“A arte deve, antes de tudo e em primeiro lugar, embelezar a vida; portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.“ (Nietzche)

Fundarte – Prefeitura Municipal de Muriaé

1 COMENTÁRIO

  1. Nada justifica, um município se intitular como “sem dinheiro”, gastar quase 500 mil reais, com o ALUGUEL de uma árvore de natal.
    Nem se fosse comprada ou construída, isso seria louvável.
    É exageradamente muito dinheiro do povo, sendo gasto neste evento e num local inapropriado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here