Prefeitura de Muriaé cria Comitê Gestor, define medidas preventivas contra coronavírus e suspende aulas em escolas municipais

0
140

Ações têm objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 na cidade.

O Comitê Gestor criado pela Prefeitura de Muriaé para prevenção e contingenciamento do novo coronavírus (Covid-19) em Muriaé definiu ações a serem adotadas em órgãos e entidades da administração municipal. As medidas foram deliberadas na tarde desta segunda-feira (16) e começam a valer a partir de quarta-feira (18). As recomendações contam com o apoio do Ministério Público.
O Executivo, seguindo o posicionamento do Estado, decidiu implementar recesso escolar para a próxima quarta-feira em todas as escolas da rede municipal. A medida vale até o dia 22 de março. Sendo assim, as unidades de ensino estarão com suas atividades paralisadas até o próximo domingo.

Importante frisar que Muriaé não tem nenhum caso confirmado da doença até o momento – três casos estão sob suspeita. Porém, as boas práticas no mundo todo mostram que as cidades e países que se anteciparam e agiram com prevenção no tempo certo tiveram êxito.

A Prefeitura ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Muriaé até o momento e que todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia mundial.

“Desta maneira, a Prefeitura de Muriaé entende que está dando a sua contribuição, tomando as medidas que estão ao seu alcance. Nós precisamos ampliar as medidas de prevenção. Se os fatos exigirem novas decisões, não exitaremos em tomá-las em função da seriedade do momento que vivemos”, afirma o prefeito Grego.

“Estamos seguindo orientações técnicas da comunidade científica e do Ministério da Saúde. Nos países em que as medidas de isolamento e distanciamento social foram adotadas, as mesmas foram capazes de reduzir bastante o número de casos e de mortalidade proveniente do coronavírus. É importante que a população siga essas orientações, evite pânico, mas haja com responsabilidade”, completa o médico Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Licy.

O secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, informa que todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão funcionando oito horas por dia, inclusive algumas com horário estendido, como é o caso das UBS’s Gaspar, Primavera, José Cirilo e São Francisco. “Faço um apelo à população que evite buscar o Pronto-Socorro do Hospital São Paulo como primeira medida, a fim de evitar aglomerações. Vamos procurar primeiramente as UBS’s”, orienta.
Além das redes sociais oficiais, a Prefeitura disponibilizou um número de WhatsApp de cadastro para recebimento de informações: 3696-3300. Este número é exclusivo para o Covid-19.

Confira abaixo as recomendações:

  • Aulas suspensas: acompanhando a decisão do governo do estado, as aulas estarão suspensas a partir desta quarta-feira e retomam na próxima segunda-feira (23). As aulas das escolas da Fundarte também estão suspensas neste mesmo período. A rede particular tem autonomia para legislar sobre aulas em suas escolas.
  • Recomendação da suspensão de visitas nos asilos, na Casa Lar e de atividades no Centro de Convivência para Idosos (CCI) – público mais vulnerável aos efeitos do coronavírus.
  • Recomendações para servidores públicos com mais de 60 anos desempenharem suas funções em domicílio, em conformidade com sua chefia imediata. A exceção se dá para servidores de serviços essenciais da Secretaria Municipal de Saúde, os quais não estarão incluídos nesta determinação.
  • As Unidades Básicas de Saúde funcionarão normalmente durante oito horas por dias. As UBS’s Gaspar, Primavera, José Cirilo e São Francisco também continuarão a atender em horário estendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here