Oficinas de teatro convidam público para aprender sobre artes cênicas (em casa)

As oficinas de teatro preparam o aluno para as aulas presenciais que acontecerão tão logo passe o período de pandemia no país. Neste momento, são oferecidas as videoaulas com o tema: ‘História do teatro e o teatro na história’. Outras oficinas estão sendo preparadas com aulas em vídeos como as de ‘Iniciação a dramaturgia’ e “Diálogo sobre a prática’. Ao mesmo tempo, estão sendo organizados os acervos de materiais para empréstimos e controle interno.

As matrículas são realizadas no site da Fundarte. Basta entrar no endereço: www.fundartemuriae.com.br, entrar no post escrito “clique aqui e fique por dentro das inscrições para as oficinas de arte da Fundarte”, desça com a cortininha e veja ‘História do teatro e o teatro na história”. Abaixo está inscrito: ‘para se inscrever, clique aqui’. É só clicar e se inscrever. “Esta primeira turma já está acontecendo”, disse a coordenadora do Teatro Gregório de Mattos Guerra, Camélia Amada.

Aprimeira fase das oficinas conta com 25 participantes, assistindo as aulas de forma remota (online), pelo computador, celular ou tablet. No contexto, está narrado todo o período histórico até oséculo XIX. As aulas contam sobre os primórdios das artes cênicas, passando pela era medieval, Grécia antiga, as origens ritualísticas, destacando os movimentos mais significativos.

As próximas oficinas abordarão temas sobre a ‘Iniciação a dramaturgia’ e o “Diálogo sobre a prática – discussão sobre os vários espetáculos (iluminação, sonorização etc.)”. Estas duas que ainda vão acontecer, estão com inscrições abertas. A matrícula é por módulo. São independentes. É permitido participarem pessoas de todas as idades.

Reestruturação do teatro

O Teatro Gregório de Mattos Guerra acaba de passar por reforma. O espaço ganhou camarins individuais e banheiros na área de vestiário para elencos de cada peça. O ambiente está totalmente climatizado para receber visitantes. Foi amplamente remodelado e ampliado para, assim que terminar o período pandêmico, as atividades sejam retomadas. Na agenda para os dias futuros estão saraus, oficinas de leitura e encontros culturais, além do retorno das aulas do Curso de teatro.

Camélia Amada diz que a dinâmica de funcionamento está sendo preparada com todo carinho no espaço das artes. “A ideia que temos é voltar com os cursos de teatro assim que houver a liberação para aulas presenciais. Também queremos fazer novos eventos que colocam o teatro mais no cotidiano da população. Convidaremos estudantes, professores e grupos variados para estarem interagindo. Traremos as pessoas para frequentar o nosso querido espaço tão logo se torne possível”, frisou a artista.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here