Menina de 4 anos morre de COVID-19 em Diamantina

Menina de 4 anos morre de COVID-19 em Diamantina
Criança é a pessoa mais jovem a morrer vítima da doença provocada pelo coronavírus em Minas Gerais

Entrou no boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais nesta sexta-feira, o caso do paciente mais jovem a morrer por COVID-19 no estado. A vítima, segundo o boletim divulgado hoje, é uma menina de 4 anos que morava na cidade histórica de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Segundo a planilha divulgada pela secretaria, a criança morreu nessa terça-feira, 30 de junho, e tinha uma comorbidade. No entanto, o levantamento não aponta quais doenças associadas acometiam os pacientes.
O boletim do coronavírus divulgado hoje mostra que o estado já registrou quatro óbitos de pessoas com idades entre 1 e 19 anos, mas a média de idade das 1.110 pessoas que morreram de março para cá é de 68 anos.
De acordo com a prefeitura de Diamantina, este foi o primeiro óbito pela doença registrado no município, que tem 29 casos confirmados.
A criança estava internada no Hospital Nossa Senhora da Saúde. Em um vídeo publicado no Youtube na terça, a secretária Municipal de Saúde, Liliane Carvalho, e a diretora da Irmandade Nossa Senhora da Saúde, Tereza Cristina Santiago e Faria, lamentaram a morte da menina e prestaram condolências aos familiares.

“Eu queria deixar muito claro para a população que esse é o momento em que precisamos intensificar as ações em relação à COVID. O distanciamento social, a lavagem das mãos, para que a gente consiga enfrentar e passar por essa situação”, enfatizou Liliane Carvalho.

O que é o coronavírus

Em resumo, coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China.
A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Fonte: em.com.br

VEJA TAMBÉM:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here