Idosa morre com suspeita de febre amarela no Hospital São Paulo em Muriaé

0
791
Hospital São Paulo em Muriaé (Foto: Administração Municipal)

Um homem de 34 anos segue internado na unidade com suspeita da doença e o quadro dele é estável.

Uma idosa de 79 anos morreu com suspeita de febre amarela na tarde desta quinta-feira (25/01) no Hospital São Paulo. Este é o primeiro caso de óbito com suspeita da doença confirmado em Muriaé.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a idosa era moradora do bairro Safira, em Muriaé. No dia 19 de dezembro, ela viajou para Vitória (ES), onde ficou por dez dias. A paciente tinha histórico de problemas biliares, o que também pode provocar aspecto amarelado. A Prefeitura recolheu o material e vai encaminhar para exames para confirmar a causa da morte.

Outro paciente, de 34 anos, segue internado na unidade também com suspeita de febre amarela. Ele é natural de Brasília e estava a passeio em Barão do Monte Alto, no litoral do Rio de Janeiro, desde o dia 22 de dezembro, e já apresentava sintomas da doença. Ele segue estável e o material também foi coletado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Vacinas

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Muriaé. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto. Segundo a Prefeitura, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade em 2017.

Confira abaixo a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

  • Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar
  • Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência
  • Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho
  • Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto
  • Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina. Caso não tenha, basta levar documento de identificação pessoal. As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (sem intervalo para almoço).

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Febre amarela: perguntas e respostas.

Fonte: portal G1 Zona da Mata

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here