FMF e clubes definem retorno do Módulo 2 do Campeonato Mineiro para dia 10 de outubro

FMF e clubes definem retorno do Módulo 2 do Campeonato Mineiro para dia 10 de outubro. Foto: Silvan Alves
FMF e clubes definem retorno do Módulo 2 do Campeonato Mineiro para dia 10 de outubro. Foto: Silvan Alves

Módulo 2 do Campeonato Mineiro: formula de disputa é mantida, e clubes precisarão arcar com custos de testes para Covid-19. Votação define novas inscrições independentes da lista inicial.

O Módulo 2 do Campeonato Mineiro tem data para ser reiniciado. As partidas pela divisão de acesso voltarão a acontecer a partir do dia 10 de outubro. Essa e outras decisões foram tomadas em reunião virtual entre a Federação Mineira de Futebol e os clubes que disputam o torneio.

O retorno para dia 10 de outubro foi votado. Guarani-MG, Nacional de Muriaé, CAP Uberlândia, Ipatinga, Athletic, Pouso Alegre e Betim foram favoráveis. Como os votos tinham peso diferente por clube, o grupo acima acumulou 47 pontos, contra 31 de Democrata SL, Democrata GV, Tupi, Serranense e Mamoré.

Paralisado desde o dia 16 de março, ao fim da sexta rodada, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Módulo 2 teve a fórmula de disputa preservada. Assim, restam cinco rodadas até o fim da primeira fase, além do Quadrangular Final, que será disputado no sistema de todos contra todos, em ida e volta. Ainda não há tabela oficializada, mas o torneio deve terminar no fim de novembro.

O retorno seguirá um protocolo de segurança, e os clubes terão que arcar com os testes de Covid-19 exigidos. A princípio, os protocolos serão os mesmos que foram aplicados no Módulo 1, com as partidas realizadas com portões fechados.

Datas

As cinco últimas rodadas da primeira fase serão disputadas em outubro, nos dias 10, 17, 21, 24 e 31. O Quadrangular Final vai acontecer em novembro, em quatro finais de semana e dois meios de semana. A ideia é que o campeonato termine no fim de novembro.

FMF volta atrás e reabre votação sobre inscrições

Um dos assuntos que gerou mais discussão durante a parada do Módulo 2 foi o tema “novas inscrições”. No fim de maio, em reunião realizada entre agremiações e Federação Mineira, oito dos 12 clubes foram favoráveis a inscrever novos atletas — 30 no máximo — sem contar com aqueles anteriormente inscritos.

No entanto, com temor de causar insegurança jurídica na ausência de unanimidade, a FMF manteve o regulamento original e permitiu aos clubes inscrever apenas o número de atletas restante para completar os 30 jogadores nas listas, que contavam desde o início do torneio.

Na tarde desta segunda-feira,, porém, a entidade voltou atrás e abriu nova votação. Com nove votos a três, ficou determinado que os clubes inscrevam novos jogadores, independente da lista anterior. A decisão de rediscutir o assunto foi baseada no longo tempo de paralisação do campeonato.

A única ressalva é de que um atleta que já jogou por uma equipe, não poderá ser inscrito por outro clube. A federação irá isentar os clubes das taxas de inscrição.

LEIA MAIS

Fonte: GE

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here