UPA construída em Muriaé há quase 7 anos está sem funcionamento

0
247

Para funcionar, unidade ainda precisa de reformas, equipamentos e contratação de profissionais.

No país, 146 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão prontas sem funcionamento. Elas aguardam equipamento e contratação de profissionais para começar a funcionar. Em minas são 5, uma delas na Zona da Mata, em Muriaé.
A secretaria municipal de saúde informou que a única UPA da cidade não funciona há 6 anos e meio. A verba de R$ 2.000.000,00 foi repassada pelo Governo Federal. Só pra compra de equipamentos foram R$ 750.000,00. Segundo a secretaria de saúde, esse dinheiro está em conta, mas até agora ele não foi usado.
A secretaria ainda disse que estão estudando a melhor forma de contratação de funcionários e reparos na estrutura do imóvel. Uma comissão está cuidando desse processo e ainda não tem uma previsão de quando ela vai começar a funcionar, até porque ela vai precisar de uma reforma.
A estrutura está comprometida, os muros pichados, a parte elétrica e hidráulica vão precisar ser avaliadas, além de uma reforma na pintura e no piso. Se essa UPA estivesse pronta hoje, ela estaria atendendo cerca de 8 mil pessoas por mês.
Em janeiro do ano passado o ministério da saúde publicou uma portaria estabelecendo 8 modelos de funcionamento das UPAs e capacidade funcional, dando maior flexibilidade para que elas começassem a funcionar.
Em dois anos, 206 unidades que estavam paradas no país foram inauguradas. A ideia é manter o diálogo com os órgãos de controle e municípios, e conselhos de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here