Muriaé registra redução em índices de criminalidade

0
215

Homicídios consumados tiveram queda de 55%, enquanto crimes violentos caíram 15%.

Os índices de criminalidade tiveram redução em Muriaé. Os dados são referentes a ocorrências registradas pela Polícia Militar (PM) no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número de homicídios consumados foi o que mais reduziu, caindo de nove para quatro casos – ou seja, 55,6% a menos.
Outro indicador, o de crimes violentos, também apresentou redução, caindo 15,4% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. A estatística, aliás, está em queda desde 2017, quando houve uma redução do registro desses crimes de 236 em 2016, para 149 em 2017 e apenas 126 até setembro de 2018.
Em relação à apreensão de armas de fogo, o cálculo é inversamente proporcional. Ao contrário das ocorrências de homicídios e crimes violentos, o número subiu – foram 36 em 2017 contra 46 em 2018, aproximadamente 28% a mais. A ampliação, no entanto, mostra maior eficácia da ação policial para retirar das ruas equipamentos frequentemente utilizados em assaltos e outras ações criminosas.
Os resultados se justificam. A melhoria alcançada nos índices de combate à violência vêm ao encontro de questões que foram discutidas na audiência pública realizada em 2017 e que completa um ano nesta quarta-feira (19). Na ocasião, o evento debateu a situação da segurança em Muriaé, reunindo no Teatro Belmira Villas Boas representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de órgãos policiais e de defesa social, além de instituições como o Ministério Público.

Ações da Prefeitura ajudam a reforçar segurança em Muriaé

Sempre buscando apoiar os órgãos policiais atuantes na cidade, a Prefeitura de Muriaé vem investindo na implantação de projetos voltados para a ampliação da segurança pública. Dentre essas ações, destacam-se os investimentos para melhoria da iluminação urbana e a doação de equipamentos de tecnologia para utilização das polícias Militar e Civil. Conheça mais detalhes sobre essas e outras iniciativas:
Melhoria da iluminação pública – A instalação de lâmpadas mais potentes e eficientes (como as de LED em postes pela cidade e de vapor metálico de alta pressão em locais como a Praça João Pinheiro as proximidades da rodoviária) vem melhorando cada vez mais a iluminação nas ruas de Muriaé. Além disso, a Prefeitura também conta com profissionais de prontidão para manter os chamados “escadões” de acesso a vários bairros sempre iluminados de maneira adequada.
Doações para a Polícia Militar – A Administração cedeu, em março deste ano, dez novos rádios transceptores de alta tecnologia para a Polícia Militar, a fim de melhorar a qualidade da comunicação entre os policiais e auxiliar no combate ao crime. Além disso, parcerias firmadas entre o Conselho Municipal de Segurança Pública e o Ministério Público de Minas Gerais permitiram a doação de três motocicletas de 660 cilindradas, quatro cães farejadores e materiais diversos para equipagem da Seção de Inteligência do 47º Batalhão de Polícia Militar.
Apoio à Polícia Civil – Em dezembro de 2017, a Prefeitura cedeu um aparelho tecnológico para utilização da Polícia Civil. A Administração também apoia o Programa de Videomonitoramento mantido pela instituição, equipado com 34 câmeras de alta definição e longo alcance ótico. A Polícia Civil de Muriaé também recebeu duas novas viaturas.
 Investimentos e infraestrutura – A Prefeitura realiza repasses mensais para manutenção de praticamente todos os órgãos de segurança atuantes em Muriaé – Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros. Além disso, também contribui com a melhoria da infraestrutura de trabalho – em atendimento a um antigo anseio dos policiais, o pátio do 47º Batalhão da PM, por exemplo, foi totalmente asfaltado e sinalizado, melhorando as condições para estacionamento de veículos e realização de atividades físicas, eventos variados e programas de interação com a comunidade.

Ações complementares auxiliam na prevenção da violência

Aliadas ao apoio aos órgãos de segurança pública, outras ações desenvolvidas pela Administração ajudam a reduzir os índices de violência em Muriaé. São projetos sociais, culturais e de saúde que auxiliam grupos específicos de pessoas, contribuído para a prevenção da criminalidade.
Na área social, destaca-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido junto a cerca de 400 crianças e adolescentes em horário de contraturno escolar. Neste projeto, são realizadas ações relacionadas à formação de consciência de cidadania, a partir de temas como violência e mercado de trabalho.
Paralelamente, iniciativas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ajudam a combater situações de exploração de crianças nas atividades de mão de obra; já o Programa Atitude Jovem, por outro lado, busca desenvolver habilidades profissionais dos adolescentes participantes, preparando-os para a entrada no meio profissional e possibilitando a sua colaboração com o aumento da renda familiar.
Na saúde, a ampliação dos serviços de saúde mental desenvolvidos pelo Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas também ajuda a reduzir os índices da violência em Muriaé. Na prática, o trabalho vem colaborando para diminuir os números de ocorrências relacionadas ao uso abusivo de entorpecentes, bem como de delitos cometidos por pessoas que estavam, até então, sem suporte ou tratamento adequado – inclusive aqueles que se encontram em situação de rua e que também são atendidos pela instituição.
Por fim, a cultura também oferece sua parcela de contribuição, por meio de atividades voltadas principalmente aos jovens. Dentre as iniciativas, destacam-se o apoio aos grêmios estudantis; a realização de cursos de artes e de oficinas de preservação patrimonial, com o objetivo de promover a conscientização sobre a conservação de prédios históricos e espaços públicos. Já eventos como a Virada Cultural, com 24 horas ininterruptas de ações culturais, e projetos como o Juventude na Praça têm o objetivo de oferecer possibilidades de diálogo, lazer e manifestação artística para os muriaeenses.

“Promover a segurança pública é uma competência do governo estadual, por meio da Polícia Militar e de outros órgãos, mas cabe também à Prefeitura contribuir e facilitar o caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Vamos continuar investindo na segurança pública, para que os muriaeenses se sintam mais seguros, e para que nossa cidade seja um lugar melhor de se viver. Desta forma, estaremos sempre dispostos a firmar parcerias que sejam úteis e importantes para o bem-estar dos muriaeenses”, afirma o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here