Fundação Cristiano Varella oferece curso gratuito de capacitação em neurociência para jovens de 14 a 19 anos

0
105

Curso preparará estudantes para ‘I Olimpíada de Neurociência: Brain Bee Muriaé’; evento é voltado para jovens interessados em aprender sobre a ciência do cérebro. Inscrições vão até terça-feira (14/5).

A iniciativa de levar o estudo científico do sistema nervoso para as escolas tem crescido ao longo dos anos e, atualmente, existem 14 comitês locais sancionados no Brasil. A Fundação Cristiano Varella faz parte dessa iniciativa e convida a comunidade escolar da região da Zona da Mata para participar da I Olimpíada de Neurociências de Muriaé, que será realizada no dia 22/06/19 das 8h às 12h. Os três primeiros colocados irão competir na Olimpíada Brasileira de Neurociências, e o vencedor na competição nacional representará o Brasil na International Brain Bee.
No entanto, antes deste importante torneio local, os alunos poderão travar um primeiro contato com os temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano por meio do Curso gratuito de Capacitação em Neurociências, que acontecerá no Memorial da Fundação Cristiano Varella no dia 18/05/19 das 8h às 16h.
No curso, os alunos (com idade entre 14 a 19 anos) poderão participar do evento junto com os seus professores, que atuarão como agentes multiplicadores da ciência do cérebro nas escolas, podendo abordar os temas apresentados no curso em maiores detalhes, pois será oferecido um suporte de estudo por meio dos livros gratuitos disponibilizados pela Associação Britânica de Neurociências e pela Aliança Europeia Dana para o Cérebro (Dana Foundation). Assim os professores receberão o suporte didático necessário para preparar, da melhor forma possível, os seus jovens competidores.
Para se inscrever, clique aqui e acesse o formulário de inscrição.
Olimpíada de Neurociências é uma iniciativa mundial para estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas. Este campo da ciência reúne diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, matemática, biofísica, bioquímica, biologia, genética, fisiologia, morfologia, farmacologia, informática e bioengenharia (por isso que o termo “neurociência” é referido no plural). A interação destas diferentes áreas tem possibilitado uma maior discussão e informação sobre o sistema nervoso, como por exemplo, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento, e também suas alterações.
O objetivo da Fundação Cristiano Varella com o curso e a Olimpíada é estimular o aprendizado e despertar vocações em neurociências, para que, no futuro, esses jovens possam ajudar a encontrar a cura para doenças como autismo, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e outros transtornos cerebrais.

Regras para participação

Serão aceitas inscrições de alunos e professores de escolas públicas e privadas. Poderão participar alunos que tenham o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 19 (dezenove) anos de idade e que estejam matriculados no ensino médio e fundamental e nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior.
Menores de 18 anos precisam preencher o documento “Carta de Autorização do Responsável Legal” BAIXE AQUI. Ele deverá ser anexado no formulário de inscrição.
Só serão aceitas inscrições de alunos acompanhados do professor (é permitido mais de um aluno por professor).
O professor responsável deverá acompanhar o aluno durante todo o processo de avaliação, e inclusive na competição nacional e internacional, caso o aluno avance na competição.
Caso o número de inscritos no curso e na olimpíada ultrapasse o número total de vagas, as inscrições serão limitadas em 10 alunos por escola, sendo utilizado como critério de seleção: (1) a aceitação dos alunos em participar do curso e da olimpíada; (2) o ano de conclusão do aluno no ensino médio (os alunos do 3º ano terão prioridade).
Os três primeiros colocados na Olimpíada de Neurociências de Muriaé serão indicados para representar o Comitê de Muriaé na Olimpíada Brasileira de Neurociências.
A confirmação da inscrição e sua divulgação serão realizadas por e-mail diretamente aos candidatos/professores/pais, na página oficial da Olimpíada de Neurociências de Muriaé e nas redes sociais da Fundação Cristiano Varella. A validação da inscrição é condicionada ao preenchimento completo do formulário online de inscrição e no prazo estabelecido.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição

Objetivos da iniciativa Brain Bee

  • Apresentar conteúdos de Neurociências para alunos da educação básica
  • Estimular o estudo científico do sistema nervoso
  • Aproximar a ciência da escola
  • Contribuir para a atualização curricular
  • Motivar e despertar o desejo dos alunos para carreiras científicas
  • Descobrir jovens talentos
  • Colaborar para a formação do cidadão do futuro

Datas

  • Data do curso de Capacitação em Neurociências: 18 de Maio de 2019
  • Data da Olimpíada de Neurociências de Muriaé: 22 de Junho de 2019

Local do Curso de Capacitação e da Olimpíada

  • Anfiteatro do Memorial da Fundação Cristiano Varella, localizado na Av. Cristiano Ferreira Varella, 555, Muriaé – MG

Número de vagas

  • 250 vagas para professores e alunos da rede básica de ensino.

Organização

  • A Olimpíada de Neurociências de Muriaé é organizada por profissionais especializados em Neurociências e em Educação da Fundação Cristiano Varella e do Centro Universitário UNIFAMINAS.

Coordenador

  • Sérgio Gomes da Silva, Doutor em Neurologia e Neurociências

Comitê Organizador

  • Luciana de Andrade Agostinho, doutora em neurologia
  • Nilton Freitas Junior, mestre em pesquisa operacional e inteligência computacional
  • Hely Toledo Loque, especialista em fisiologia do exercício e treinamento desportivo
  • Bruno Neves, médico neurologista

Instituições parceiras

  • Fundação Cristiano Varella
  • Centro Universitário UNIFAMINAS
  • Secretaria de Educação de Muriaé
  • Superintendência Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here