Demsur e IF Sudeste elaboram projeto de conscientização sobre a importância da Coleta Seletiva

0
190

Objetivo é mobilizar alunos e funcionários de escolas estaduais sobre a importância da Coleta Seletiva para a preservação do meio ambiente.

O Demsur e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Sudeste, iniciaram a execução do projeto “Educação Ambiental na Consolidação da Coleta Seletiva em Muriaé”. O objetivo é conscientizar e mobilizar alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores e funcionários de escolas estaduais de Muriaé, sobre a importância da Coleta Seletiva para a preservação do meio ambiente.
A partir do desenvolvimento desse projeto, Demsur e IF Sudeste pretendem proporcionar a sensibilização em relação ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis e conscientização sobre o impacto negativo da má gestão de resíduos sólidos.
O lançamento oficial do programa aconteceu nesta quinta-feira (2/8) no auditório do Campus do IF Sudeste, na Barra. O evento contou com a presença de representantes do Demsur, a dupla de palhaços da autarquia Lili e Mocotó, professores do IF Sudeste, além de educadores e alunos das escolas Desembargador Canêdo, da Barra, e Columba Teixeira, do bairro São Cristóvão, que serão os primeiros a fazerem parte deste projeto.
O trabalho começou a ser desenvolvido em maio deste ano com apresentação e detalhamento das atividades às escolas.  Em seguida foi realizado um diagnóstico técnico de como é desenvolvido a gestão dos resíduos gerados na escola. O diagnóstico inicial é a base para detectar formas de melhorias no gerenciamento dos resíduos nas escolas e também permitir a avaliação dos resultados obtidos no projeto.
A partir de agora ocorrerão sessões com instrumento audiovisual para orientar alunos, professores, funcionários sobre a forma adequada de realizar a coleta diferenciada; atividade teatral com a equipe do DEMSUR; oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis; sessões para reflexão e discussão sobre a temática com filmes e documentários. Os alunos também serão incentivados a elaborar apresentações artísticas na temática da Coleta Seletiva.
Os alunos farão visita à sede da ASCAMAREM (Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis De Muriaé) para que entendam a realidade dos catadores, a importância do trabalho deles para o meio ambiente e a relevância da segregação adequada dos materiais recicláveis para a renda desses profissionais.
Após a primeira rodada de atividades, será instalado Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis nas escolas e o mesmo será monitorado para avaliar a quantidade e qualidade dos materiais que estão sendo coletados.
As atividades realizadas serão apresentadas no II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, no qual haverá espaço para debates entre a comunidade, setor público, setor privado, instituições de ensino e com as associações de catadores de materiais recicláveis.
Com o desenvolvimento desse projeto Demsur e IF Sudeste esperam alcançar metas importantes para o Município e o próprio meio ambiente, como: fortalecimento da Coleta Seletiva de Muriaé; incremento na quantidade e material reciclável coletado nas escolas participantes; aumento da vida útil do aterro sanitário municipal; instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis nas escolas; incremento na renda das associações de catadores de materiais recicláveis de Muriaé; e conscientização ambiental dos alunos, professores e servidores das escolas.

Fonte: DEMSUR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here