Biblioteca Municipal de Muriaé completa 77 anos de história

0
127

Espaço promove acesso a livros, vídeos e internet, estimulando ações educativas e ampliando vida cultural de muriaeenses.

A Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira completou, em 2018, 77 anos. No último dia (25), a casa do saber dirigida pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, comemorou o seu aniversário. A instituição foi idealizada em 1940 e inaugurada em 25 de maio de 1941. O espaço, que é frequentado por mais de 80 pessoas diariamente, promove acesso à leitura de livros, vídeos e internet, estimulando ações educativas e ampliando vida cultural de muriaeenses.
Hoje, a Biblioteca é referência para encontro de estudantes, espaço para a realização de pesquisas, momentos de estudos e rodas de leitura, além de oferecer oficinas de dança e informática. Nesses 77 anos, a instituição ganhou adequações. Em 1997, ela recebeu como Patrono Vivaldi Wenceslau Moreira, para homenagear o jornalista, escritor e antigo presidente da Academia Mineira de Letras, nascido na região. Em 2005, ganhou o espaço infantil “Rodrigo Ássimos Soares”, um ambiente adaptado para as brincadeiras de crianças. Em 2008, o prédio passou por mais uma reforma e a biblioteca passou a ocupar os três andares da edificação, ganhando rampas de acesso e se readequando às normas da acessibilidade.
Após tal período, a biblioteca foi premiada, em 2010, pela Fundação Estadual de Cultura (FEC), com o projeto “Prazer em Conhecer, prazer em ler”, que promoveu atividades nas ruas e “Tendas de leituras” em praças da cidade e distritos. A ação proporcionou rodas de leitura, apresentações de contadores de história, oficinas, exposições literárias, lançamentos de livros e outras atrações. O projeto ainda ocorre em eventos como “Prefeitura no seu bairro” e em ações realizadas periodicamente em diversas regiões da cidade.

Biblioteca é premiada nacionalmente e ganha laboratório de informática

Em 2014, ela foi a única biblioteca de Minas Gerais selecionada para participar do Programa Nacional de Transformação das Bibliotecas Públicas, através do uso de novas tecnologias, patrocinado pela Fundação Bill Gates. A instituição recebeu 10 computadores para realizar oficinas de informática para grupos da Terceira Idade. Em 2016, a instituição foi uma das 10 bibliotecas do país a receber o Prêmio Boas Práticas pelas ações junto a ONG LGBT de Muriaé, o que a levou a participar de um novo projeto, o “Conecta Bibliotecas” que tem como objetivo aumentar a frequência de jovens nas instituições.
Passando por um processo amplo de informatização, o acervo conta atualmente com obras em braile, gibis e DVDs.

“Hoje a Biblioteca empresta mais de 600 obras por mês, resultado da interação entre Prefeitura e as instituições educacionais. Vamos investir na educação das crianças e jovens para retirar os adolescentes das ruas e trazê-los para o mundo de crescimento pessoal e intelectual. Esta é a nossa meta, construir um novo futuro para Muriaé, com mais leitura e futuro”, disse o prefeito Grego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here